Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes do autor

Diretrizes Básicas e Aspectos Éticos

A Revista Saúde e Enfermagem do Centro Universitário de Patos - UNIFIP aceita artigos escritos em português, inglês e espanhol, publicando-os nestes idiomas. Para tanto, nos casos das submissões nos idiomas inglês e espanhol, será solicitada a versão em português dos manuscritos aprovados.

Esta revista segue os procedimentos do Código de Conduta e Diretrizes de Boas Práticas para Editores de Revistas (COPE) ( http://publicationethics.org/ ) . 

A publicação de artigos com resultados envolvendo seres humanos está sujeita ao cumprimento dos princípios éticos das Leis que regulamentam as pesqusias envlvendo seres humanos, a Resolução Brasileira n. 466/2012 , que foi elaborado pelo Conselho Nacional de Saúde do Brasil, e estas, devem ser citadas na metodologia do artigo. O número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa deve ser informado no manuscrito. Uma cópia do número do protocolo de aprovação emitido por um Comitê de Ética em Pesquisa deve ser anexada, juntamente com o artigo, no ato da submissão do mesmo.

Coleta de dados:  Máximo de 5 anos.

Originalidade

As submissões a este periódico devem ser originais e inéditas e não devem ser avaliadas para publicação por outro periódico, ou seja, submetido exclusivamente a este periódico.

Plágio

Evitar o plágio acadêmico de acordo com o Código de Conduta e as Diretrizes de Boas Práticas para Editores de Revistas Comitê de Ética em Publicações (COPE) é de responsabilidade dos autores. Copiar um estudo ou parte dele, de outro autor, ou mesmo de sua própria publicação, é classificado como fraude inaceitável e desonestidade. Por favor, não use idéias e palavras de outras pessoas sem reconhecer a fonte da informação. A Rev Saúde e enfermgem faz uso de software  para encontrar textos semelhantes e identificar plágio e autoplágio.

 

Autoria

O conceito de autoria é baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores. Ou seja, o reconhecimento da autoria deve ser baseado em uma contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos: (1) Concepção e desenho ou análise e interpretação de dados; (2) redigir o manuscrito ou revisá-lo criticamente quanto ao conteúdo intelectual importante; (3) Aprovação final da versão a ser publicada. Essas três condições devem ser totalmente atendidas. Aqueles designados como autores devem atender aos critérios de autoria. O número máximo de autores é de sete. Os autores devem fornecer seu número de registro ORCID (http://orcid.org ).

Conflito de interesses

Autores e revisores devem divulgar qualquer conflito de interesses existente durante o desenvolvimento do estudo.

Preparação do manuscrito para submissão

Guia de Formatação

Os manuscritos devem ser redigidos em formato Word for Windows, para impressão em papel A4, com espaçamento 1,5, margem de 2,0 cm para as margens direita e inferior, e 3,0 cm para as margens esquerda e superior, fonte 12, em fonte Times New Roman, e parágrafos alinhados a 1,5 cm, sem espaçamento entre os parágrafos.

Título do artigo: sintético, objetivo e apresentado apenas na linguagem de submissão, em negrito; conciso, sem apresentar metodologia do estudo no mesmo, ou seja, Evitar usar a  localização geográfica de pesquisa, abreviaturas e identificação do tipo de estudo; caixa alta, centralizado, fonte tamanho 12 e usando Times New Roman. 

Autores : o nome dos autores deve ser colocado logo abaixo do título do artigo, é limitado a sete e deve estar na margem direita, em tamanho 12, com números sobrescritos. Exemplo: Ana Fátima Carvalho Fernandes 1 , Thereza Maria Magalhães Moreira 2. Forneça o número de registro ORCID de todos os autores na página de rosto e no sistema.

Afiliações institucionais dos autores : instituição à qual os autores têm afiliação com cidade, estado e país. Após as afiliações, devem ser apresentados o nome e endereço completo do autor correspondente com CEP.

Exemplo: 1 Centro Universitário de Patos. Patos, PB, Brasil.
Autor para correspondência: Nome do autor
Endereço completo: fornecer código postal e endereço de e-mail

Artigo extraído de dissertação ou tese : deve ser indicado por asterisco, em nota de rodapé, com título, ano e instituição.

Agradecimentos : item opcional. Pode incluir instituições ou pessoas não classificadas como autores. Em caso de apoio financeiro de instituição, forneça o número da bolsa. Os agradecimentos devem ser colocados no final, após a lista de referẽncias, com texto justificado, e conciso, não ultrapassando três linhas.

Colaborações : item obrigatório. Os autores devem fornecer as seguintes informações: (1) Concepção e desenho ou análise e interpretação dos dados; (2) redigir o manuscrito ou revisá-lo criticamente quanto ao conteúdo intelectual importante; (3) Aprovação final da versão a ser publicada. Essas três condições devem ser totalmente atendidas, e apresentadas no rodapé, localizado na primeira folha do artigo.

Documento principal

Deve conter título, resumo com descritores, excluindo-se a identificação dos autores.

Título do artigo: sintético, objetivo e apresentado apenas na linguagem de submissão, em negrito; conciso, sem apresentar metodologia do estudo no mesmo, ou seja, Evitar usar a  localização geográfica de pesquisa, abreviaturas e identificação do tipo de estudo; caixa alta, centralizado, fonte tamanho 12 e usando Times New Roman. 

Resumo : deve ser redigido sem siglas, apenas no idioma de submissão, e com no máximo 150 palavras, estruturado em Objetivo, Métodos (sem período de estudo e cenário), Resultados e Conclusões, proporcionando um panorama claro e conciso da pesquisa. Deve ser redigido em espaçamento de 1,0 cm, com fonte tamanho 12, em Times New Roman.

Descritores : devem ser redigidos nas línguas portuguesa e inglesa, separados por ponto e vírgula. Devem seguir o resumo, respeitando o número de três a cinco. Por favor, utilize os descritores dos “Descritores em Ciências da Saúde” - DECS / LILACS / BIREME, disponíveis em http://decs.bvs.br/. Nomenclatura de os descritores: Descritores e Descritores , fonte tamanho 12, em negrito.

Texto : Não use siglas no texto, priorize sua descrição, exceto aquelas reconhecidas internacionalmente. A estrutura exigida para cada categoria de manuscrito deve ser seguida.

Introdução: o objetivo da introdução é apresentar a fundamentação teórica sobre o tema de estudo e afirmar, com as devidas justificativas e explicações, a originalidade e validade, finalidade e aplicabilidade da contribuição para o conhecimento científico. Evite citar comunicações pessoais ou materiais não publicados. O objetivo deve ser colocado no último parágrafo da seção Introdução e cada objetivo deve ser abordado (seus resultados) na seção Conclusão.

Métodos: descreve como a pesquisa foi desenvolvida, a lógica de raciocínio do autor na ordenação dos procedimentos e técnicas aplicadas para a obtenção dos resultados. O método estatístico e o critério matemático de significância dos dados também devem ser declarados. Deve ser redigido sem subitens, conforme segue: tipo de pesquisa, população (declarando os critérios de seleção), cálculo do tamanho da amostra, instrumento de coleta de dados (com informações sobre validade e precisão, caso hajam, citar os autores), processo de coleta de dados ( últimos cinco anos) e análise de dados. No caso de pesquisa envolvendo seres humanos, os autores devem fornecer o número do protocolo de aprovação emitido por Comitê de Ética em Pesquisa e o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE), e declarar que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos, no último parágrafo.

Resultados: descrição do que foi encontrado na pesquisa, sendo exclusiva do pesquisador, sem citações ou comentários ou interpretações pessoais (subjetivas). apresentar no máximo 5 tabelas e/ou figuras e quadros. Nos casos de figuras, anexar junto ao artigo, no ato da submissão, as figuras em arquivo excel ou word, editáveis, apresetnado também, sua autoria.

Discussão: deve haver a apreciação crítica do autor, os aspectos novos e importantes da pesquisa, e a explicação do significado dos resultados e suas limitações, bem como as relações entre os achados do estudo e os de outros estudos. A essência da seção Discussão é a interpretação dos resultados encontrados pelos autores e sua relação com o conhecimento prévio, para se chegar a uma conclusão. Iniciar a discussão com uma breve esplanação do estudo, focando delimitadamente, o objeto de estudo. Por favor, no final da Discussão apresentar as limitações do estudo (dificuldades encontradas), que são conseqüências do método escolhido. Estas devem ser contextualizadas.

Conclusão: deve ser redigida em frase clara, simples e direta, demonstrando o cumprimento do objetivo proposto. No caso de mais de um objetivo, deve haver uma conclusão para cada objetivo. De forma mais clara, a conclusão deve ser apresentada em parágrafos, e em cada um, apresentar os resultados obtidos para atender a cada objetivo proposto. No penúltimo parágrafo, falar sobre situações práticas que possam contribuir para a resolução do problema encontrado, nos casos de pesquisas de campo, e no último parágrafo, a contribuição da mesma para a comunidade científica. Não deve conter citações.

Referências: Artigos de Pesquisa: mínimo de 15 referências; e Artigos de Revisão: mínimo de 20 referências.

Atenção: os manuscritos devem ter os resultados separados da seção Discussão.

Citações de referências no texto: as citações devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, sobrescrito e sem citar o nome dos autores. Exemplo: 1 . Quando houver citação sequencial, separe os números por travessão (exemplo 1-6 ). Quando intercalados, use vírgulas (exemplo 2,6,10).

Literatura cinza: na lista de referências, não inclua referências que não possam ser recuperadas do original pelo leitor, como teses e dissertações, teses de graduação e outras fontes inacessíveis (apostilas, anais, etc.) ou trabalhos de impacto científico limitado. A citação de artigos recentes, com menos de cinco anos, é essencial para artigos originais.

As referências devem ser citadas em periódicos científicos indexados em bases de dados nacionais e internacionais e ter relação direta e relevante com o tema pesquisado.

As referências devem ser apresentadas sem texto em negrito, itálico ou sublinhado.

As referências de artigos publicados em periódicos latino-americanos que tenham versão em inglês devem ser citadas no idioma inglês.

No final do artigo :

Autores: citar até seis autores, separados por vírgula, digitando pelo sobrenome, apenas com a inicial maiúscula, seguidos das iniciais dos nomes e demais sobrenomes, sem ponto ou qualquer outro elemento de ligação entre eles. Exemplo: Vasconcelos FF, e não Vasconcelos, F. de F. Para referências com mais de seis autores, relacionar os seis primeiros seguidos de et al., Separando-os por vírgula.

Páginas : não é necessário usar dezenas ou centenas repetidas. Exemplo: use 43-8 e não 43-48. 

Atenção: use “Disponível em” e [citado em 20 de janeiro de 2020] na lista de referência.

Itens de Ilustração

Discursos: nos estudos qualitativos, os discursos devem ser apresentados em itálico, com aspas, com ponto após a identificação do participante, tamanho 10, espaçamento simplesm arginalizado a direita. Não use itálico para identificar os participantes, e a identificação deve ser simbólica, mantendo o anonimato dos participantes, conofmre estabelecido nas Normas que regulamentam as pesqusias que envolvem seres humanos.

Tabelas: Devem ter títulos concisos (informar local e ano de estudo), numerados consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que são citados no texto, e não utilizar linhas internas verticais ou horizontais, exceto, para separar colunas e categorias das variáveis. Não devem conter cor no fundo. As notas explicativas devem aparecer no rodapé das tabelas, não no título ou cabeçalho. As tabelas devem ser em preto e branco, sem sombreamento e não separadas do documento principal. Formate com a ferramenta "inserir tabela" do Word. Use fonte tamanho 10 e Times New Roman, espaçamento simples, tanto para o interior das tabelas quanto para o seu título. Não exceda uma página.

Figuras : inclui figuras, gráficos, desenhos e fotografias. Eles devem ter sido projetados ou fotografados profissionalmente ou demonstrar excelente qualidade de impressão digital e devem ser numerados consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que são citados no texto. As ilustrações devem ser claras o suficiente para permitir a reprodução. O conteúdo dos gráficos não pode ser o mesmo apresentado nas tabelas. Legendas de figuras, símbolos, números e outros sinais precisam ser identificados e descritos para seu significado. Caso os autores optem por utilizar ilustrações já publicadas, devem enviar autorização por escrito para sua reprodução. As figuras podem ser coloridas. Os títulos devem ser apresentados abaixo das ilustrações.

Financiamento: informar o nome das instituições públicas ou privadas que forneceram suporte financeiro. Essas informações devem estar na página de título e no sistema de submissão.

Abreviaturas e símbolos : não devem ser usados. Escolha descrevê-los, exceto aqueles reconhecidos internacionalmente.

Notas de rodapé : não devem ser utilizadas.

 

Exemplos de citações de referência

  1. Artigos padrão com DOI

Melo GM, Cardoso MVLML. Dor em recém-nascidos pré-termo submetidos à música e intervenção com glicose a 25%. Rev Rene. 2017; 18 (1): 3-10. doi: http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.2017000100002

  1. Artigos sem indicação de autor

Dispneia e dor em membro inferior esquerdo em paciente do sexo masculino de 52 anos. Arq Bras Cardiol. 2000; 75 (6): 28-32. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2000001200008

  1. Artigos com mais de seis autores

Teixeira CC, Boaventura RP, Souza ACS, Paranaguá TTB, Bezerra ALQ, Bachion MM, et al. Medição dos sinais vitais: um indicador da segurança do cuidado prestado ao paciente idoso. Texto Contexto Enferm. 2015; 24 (4): 1071-8. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-0707201500003970014

  1. Artigos cujo autor é uma organização

Grupo de Pesquisa do Programa de Prevenção do Diabetes. Atingir metas de peso e atividade entre os participantes do estilo de vida do programa de prevenção do diabetes. Hipertensão. 2002; 40 (5): 679-86. doi: http://dx.doi.org/ 10.1038 / oby.2004.179

  1. Artigos em um volume com suplemento

Andrade ACS, Peixoto SV, Friche AAL, Goston JL, César CC, Xavier CC, et al. Contexto social de vizinhança e nível socioeconômico sobre a atividade física no lazer em um centro urbano brasileiro: The BH Health Study. Cad Saúde Pública. 2015; 31 (Suplemento 1): 136-47. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00069514

  1. Editoriais

Miranda FAN, Mendes FRP. Em ambientes de urgência e emergência: a ideação suicida de enfermeiras [editorial]. Rev Rene. 2018; 19: e3382. doi: http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.2018193382

  1. Livros padrão com um autor pessoal

Herdman TH. Diagnósticos de enfermagem da NANDA International: definições e classificação, 2012-2014. Oxford: Wiley-Blackwell; 2012

  1. Organizador, editor, coordenador como autor

Nietsche EA, Teixeira E, Medeiros HP, organizadores. Tecnologias cuidativo-educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do (a) enfermeiro (a). Porto Alegre: Moriá; 2014.

  1. Capítulo do livro

Pagliuca LMF, Rebouças CBA, Sampaio AFA. Tecnologias educativas para pessoas com deficiência visual. In: Nietsche EA, Teixeira E, Medeiros HP, organizadores. Tecnologias cuidativo-educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do (a) enfermeiro (a). Porto Alegre: Moriá; 2014. p. 181-96.

  1. Artigo eletrônico

Menezes FG, Abreu RM, Itria A. Análise de custo-efetividade do paricalcitol versus calcitriol para o tratamento do HPTS em pacientes dialíticos na perspectiva do SUS. J Bras Nefrol [Internet]. 2016 [citado em 12 de dezembro de 2018]; 38 (3): 313-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jbn/v38n3/0101-2800-jbn-38-03-0313.pdf

  1. Instituição como autor

Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012: aprova as normas e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo humanos. Brasília: Ministério da Saúde; 2012

Envio de manuscrito

Os manuscritos devem ser submetidos eletronicamente, de acordo com as instruções publicadas no seguinte site: http://enfermagemesaude.unifip.edu.br/index.php/enfermagemesaude/about/submissions

Endereço: Rua Horácio Nóbrega, Nº 0 , Belo Horizonte, Patos, Paraíba, Brasil.
CEP 58704-000

 

Número de telefone: 83 3421-7300 – 3421-8100

 

Email: [email protected]

Site: http://enfermagemesaude.unifip.edu.br/index.php/enfermagemesaude/about

Como enviar um manuscrito

As submissões devem ser feitas exclusivamente via (http://enfermagemesaude.unifip.edu.br/index.php/enfermagemesaude/about/submissions). Siga o Tutorial OJS durante o processo de envio.

Documentos de Submissão

Os formulários de declaração exigidos durante o processo de envio devem ser impressos, assinados, digitalizados e incluídos na opção de Documento Complementar. Formulários de declaração com assinaturas coladas não serão aceitos . Após a aprovação de um manuscrito, a Revista Saúde e enfermagem é o único proprietário dos direitos autorais.

Ao enviar os manuscritos, os seguintes documentos devem ser anexados ao sistema online:

Cópia do comprovante de aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética, digitalizado em formato pdf;

Declaração de conflito de interesses (todos os autores devem assinar este documento);

Declaração de Responsabilidade pela Autoria e Transferência dos Direitos Autorais , assinada diretamente no documento, digitalizada em formato pdf;

Custos de publicação

A Revista Saúde e Enfermagem é um periódico de publicação gratuita.

Revisão da Língua Portuguesa
Quando o artigo for aprovado para publicação, os autores deverão providenciar a revisão da Língua Portuguesa, de acordo com as orientações da Revista.

Tradução

Os manuscritos aprovados submetidos em inglês ou espanhol devem ser revisados ​​profissionalmente.

Os custos de revisão e tradução são de responsabilidade dos autores.

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços compartilhados com a revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outros fins ou a terceiros.

Artigos

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