DIFICULDADES NA PRÁTICA DO EXAME CITOLÓGICO EM MULHERES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: REVISÃO INTEGRATIVA

DIFFICULTIES IN THE PRACTICE OF CYTOLOGICAL EXAMINATION IN WOMEN IN PRIMARY CARE: INTEGRATIVE REVIEW

Autores

  • Helena Kelly de Lucena Xavier Unifip - Centro Universitário de Patos
  • Erta Soraya Ribeiro César Rodrigues UNIFIP
  • Rosa Martha Ventura Nunes UNIFIP
  • Thoyama Nadja Felix de Alencar Lima UNIFIP

Palavras-chave:

Exame Citológico, Conhecimento, Saúde da mulher

Resumo

O câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, é uma neoplasia que apresenta uma taxa elevada de incidência e de mortalidade. A descoberta precoce através do exame citopatoligico, sendo considerada a melhor estratégia para a identificação de lesões precursoras de câncer de colo uterino. O estudo tem como objetivo investigar por meio da literatura, quais as dificuldades  das  mulheres sobre a realização do exame Citológico. Trata-se de um estudo de  revisão integrativa da literatura. A busca dos dados foi realizada em quatro bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Bases de Dados de Enfermagem (BDENF), também foi utilizado o banco de periódicos Scientific Electronic Library Online (SCIELO) por meio do Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).  Para selecionar a amostra, serão foram adotados os seguintes critérios de inclusão: publicações na modalidade de artigo, texto completo, no idioma português publicados no período de 2015 a 2020.A coleta de dados foi realizada no mês de outubro de 2021.Com relação aos resultados obtidos em nexo ao conhecimento e prática do exame citológico, (40%) dos artigos afirmaram que a falta de conhecmento é um dos principais motivos em relação a não reaização do exame citológico, (26,6%)  relatam as limitações ao acesso dos serviços de saúde , (20%) a vergonha, (6,6%) as crenças e atitudes e (6,6%) o medo. Já durante a realização dos exames foi possivel notar relatos de diversas mulheres que apotavam vergonha e desconforto como as principais sensções no momento.

Pode-se observar que muitas mulheres não possuem o conhecimento sobre a importancia da realização do exame citopatológico e qual o real objetivo, por isso, junto aos fatores que aumentam o risco da aparição do câncer como o tabagismo e o uso de contraceptivos orais,  ainda existe um indice de diagnostico tardio com grau elevado de cancer de colo de utero. Os estudos mostraram outros fatores que levam as mulheres a não realizarem o exame são: vergonha, medo, dor, exposiçaõ do seu corpo, como tambem a falta de tempo, distância, insatisfação do atendimento e baixa flexibilidade dos atendimentos.

Referências

AL EXAMEN, ADHESIÓN DE LAS MUJERES. ADESÃO DAS MULHERES AO EXAME CITOLÓGICO DO COLO UTERINO NA ATENÇÃO BÁSICA. Rev enferm UFPE on line., Recife, nov., 2016

BEZERRA, Hellyda de Souza. Avaliação da distribuição espacial da razão de citopatologia oncótica e mortalidade por câncer do colo do útero. 2017. Dissertação de Mestrado. Brasil.

BOTELHO, Louise Lira Roedel. O MÉTODO DA REVISÃO INTEGRATIVA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, 07 nov. 2011. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906. Acesso em: 06 març.. 2022.

Chiconela FV, Chidassicua JB. Conhecimentos e atitudes das mulheres em relação ao exame preventivo do câncer do colo uterino. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2017 [acesso em: _07_/_03_/_2022_];19:a23. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v19.41334

DA COSTA, Francine Krassota Miranda et al. Os desafios do enfermeiro perante a prevenção do câncer do colo do útero. 2017.

.

CHICONELA, Florencia Vicente; CHIDASSICUA, José Braz. Conhecimentos e atitudes das mulheres em relação ao exame preventivo do câncer do colo uterino. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 19, 2017.

DANTAS¹, Paula Viviany Jales et al. Conhecimento das mulheres e fatores da não adesão acerca do exame papanicolau. 2018.

DOS SANTOS SILVA, Márcia Aparecida et al. Fatores relacionados a não adesão à realização do exame de Papanicolau. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 16, n. 4, p. 532-539, 2015.

GONÇALVES, Carla Vitola et al. Cobertura do citopatológico do colo uterino em Unidades Básicas de Saúde da Família. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 33, p. 258-263, 2011.

Rocha, B. D. da, Bisognin, P., Cortes, L. F., Spall, K. B., Landerdahl, M. C., & Vogt, M. S. L. (2013). Exame de papanicolau: conhecimento de usuárias de uma unidade básica de saúde. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(3), 619–629. https://doi.org/10.5902/217976926601

SALIMENA, A. M. de O.; CYRILLO, V. A. M. EXAME PREVENTIVO GINECOLÓGICO: A PERCEPÇÃO DA MULHER DE ÁREA RURAL. Revista de Enfermagem da UFJF, [S. l.], v. 1, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/enfermagem/article/view/3803. Acesso em: 7 mar. 2022

SILVEIRA, Nara Sibério Pinho et al. Conhecimento, atitude e prática sobre o exame colpocitológico e sua relação com a idade feminina. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, 2016.

SÍNTESE DE RESULTADOS E COMENTÁRIOS. INCA, 2020. Disponível em: < https://www.inca.gov.br/estimativa/sintese-de-resultados-e-comentarios>. Acesso em: 16 set. 2021

LIMA, Thais Marques et al. Intervenções por telefone para adesão ao exame colpocitológico1. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 25, 2017.

LOPES, Viviane Aparecida Siqueira; RIBEIRO, José Mendes. Fatores limitadores e facilitadores para o controle do câncer de colo de útero: uma revisão de literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 3431-3442, 2019.

MALTA, Elainy Fabrícia Galdino Dantas et al. Prática inadequada de mulheres acerca do papanicolaou. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 26, 20

Downloads

Publicado

2024-03-01

Como Citar

Xavier , H. K. de L. . ., Rodrigues , E. S. R. C. ., Nunes, R. M. V. ., & Lima, T. N. F. de A. (2024). DIFICULDADES NA PRÁTICA DO EXAME CITOLÓGICO EM MULHERES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: REVISÃO INTEGRATIVA: DIFFICULTIES IN THE PRACTICE OF CYTOLOGICAL EXAMINATION IN WOMEN IN PRIMARY CARE: INTEGRATIVE REVIEW. Revista Enfermagem E Saúde, 4(1), 0088 –. Recuperado de https://enfermagemesaude.unifip.edu.br/index.php/enfermagemesaude/article/view/39