IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL À GESTANTES DE ALTO RISCO
IMPORTANCE OF MULTIPROFESSIONAL ASSISTANCE TO HIGH-RISK PREGNANT WOMEN
Palavras-chave:
gravidez de alto risco, assistência a enfermagem, pré-natalResumo
Introdução: A gestação é um período importante na vida de uma mulher, porém pode causar riscos para a mãe e para o feto quando se trata de uma gravidez de alto risco. A gravidez é considerada de alto risco quando existe a possibilidade de um resultado adverso para a mulher e quando há presença de fatores ou determinantes de risco, que podem causar problemas de saúde, ou até mesmo a morte materna e fetal.
Objetivo: Entender a assistência multiprofissional as gestantes de alto risco, tendo como preocupação saber se as informações oferecidas estão sendo claras para as gestantes.
Método: Trata-se de um estudo realizado através de levantamento bibliográfico na modalidade revisão integrativa de literatura, incluso a seleção de amostra de artigos científicos disponível na língua portuguesa que abordam questões referentes a assistência multiprofissional a gestantes de alto risco, publicado nos últimos anos de 2000 a 2020, obtendo se um total de quatro artigos para a construção do trabalho.
Resultado: Em relação aos objetivos propostos, 25% se referem a implantação da equipe multiprofissional e da capacidade da equipe, 25% trata-se dos determinantes sociais, clínicos e obstétricos de gestantes de alto risco; 25% fala da importância do pré-natal e a assistência de enfermagem a gestantes de alto risco e 25% se refere a análise de atendimento oferecido por um laboratório para gestantes de alto risco.
Conclusão: Essa identificação de risco deverá ser iniciada na primeira consulta de pré-natal e deverá ser dinâmica e contínua sendo revista a cada consulta. A gestante assistida pelo APS, pois permite que a gestante se mantenha vinculada ao território. O cuidado pré-natal, ainda que compartilhado deve continuar a ser ofertada pela unidade de origem, por meio de consultas médicas e de enfermagem e visita domiciliares.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica do óbito materno [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2009 [citado em 2016 ago. 7]. Disponível em: http://bysms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_epidem_obito_materno. Pdf
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas-5. ed. Brasília, 2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestacao_alto_risco.pdf. Acesso em:17 de set. de 2018.
ERRICO, L. S. P., Bicalho, P. G., Oliveira, T.C.F.L., & Martins, E. F. (2018). O trabalho do enfermeiro no pré-natal de alto risco sob a ótica das necessidades humanas básicas. Rev. Brás Enferm, 71(Suppl 3), 1257-64.
FERREIRA, M. A., JUSTO, F. K. M., NICOLAU, M.S., VIEIRA, M.J.C., SOUSA, R. R. G., & LIMA, F.M.S. (2019). Pré-natal e a atuação dos profissionais da enfermagem em prol da saúde da gestante e recém-nascido. ID online REVISTA DE PSICOLOGIA, 13 (47), 764-772.
MEDEIROS, F.F. et al. Acompanhamento pré-natal da gestação de alto risco no serviço público. Rev. Brás Enferm, 2019.
NASCIMENTO, T.F.H.; ARAÚJO, F.N.F.; SOARES, N.S.C.; SILVA, F.M; SANTOS, M.F.D.; CHAVES, B.J.P.; et al. Assistência de enfermagem à gestante de alto risco sob a visão do profissional. Revista Prevenção de Infecção e Saúde, v.4, 2018.Disponível em: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/nupcis/article/view/6887/pdf. Acesso: 10 de setembro 2018.
OLIVEIRA, E.C., BARBOSA, S.M., & MELO, S.E.P., (2016) A importância do acompanhamento pré-natal realizado por enfermeiros. Revista cientifica FACMAIS.
ROCHA, A.C., & ANDRADE, G.S. (2017). Atenção da equipe de enfermagem durante o pré-natal percepção das gestantes atendidas na rede básica de saúde Itapuranga-GO em referentes contextos sociais. Revista enfermagem contemporânea, 6(1), 30-41.
SANTOS, M.B., CARDOSO, S.M., BRUM, Z.P., RODRIGUES, A.P., MACHADO, N.C.B., & ROCHA, L. S. (2016). Qualidade da assistência de enfermagem prestada á gestantes de alto risco em âmbito hospitalar. scientiaTec, 3(2), 25-38.
LIMA, K.M.S.G, SANTOS, H.J. PEREIRA, J., BARBOSA, L.P., CABRAL, M.C.A.M., SILVA, P.R., SANTOS, S.J.G., (2019). Enfermagem no pré-natal de alto risco. BRAZ.J.H e a REV.2(4), 3183-3197.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Enfermagem e Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.